Artigos com o tema:

Psicodiagnóstico

Resumo: Nesse artigo buscaremos demonstrar através de um estudo de caso, o transtorno nas vertentes relacionadas à infância e adolescência, do TOC com atendimento em Psicoterapia Breve Psicodinâmica. A paciente D. de 11 anos foi atendida no SPA da Universidade Estácio de Sá. A queixa da mãe era que a criança tinha mania por limpeza e organização, o que a atrapalhava nas tarefas do dia a dia. Foi realizado o psicodiagnóstico sendo aplicados os testes HTP, CAT, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial e Pirâmides de Pfister. Posteriormente iniciamos a Psicoterapia Breve Psicodinâmica focada na melhora da queixa principal; a psicoterapia ocorreu entre os meses de agosto e dezembro. Apresentaremos as melhoras obtidas na psicoterapia em PBP e como ela auxilia de forma positiva o tratamento psicoterápico, com grandes resultados.

Palavras-chave: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), PBP (Psicoterapia Breve Psicodinâmica), Infância.

Leia mais: Um Caso de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) Na Infância Atendido em PBP (Psicoterapia Breve...

Resumo: O tema abordado neste trabalho de conclusão de curso retrata o processo de uma avaliação psicopedagógica clínica, que tem como objetivo entender o processo ensino-aprendizagem, ou seja, como o sujeito aprende e quais são os reais motivos que o levam aos obstáculos e as dificuldades que transcorrem durante este processo. Este trabalho é baseado na avaliação psicopedagógica clínica fundamentada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, uma teoria sociointeracionista, uma interligação entre sujeito e meio sociocultural, que faz síntese em três linhas: a Psicanálise, Psicologia Genética e Psicologia Social, com fundamentos teóricos respectivamente, em Sigmund Freud, na Escola de Genebra de Jean Piaget e na Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon Rivière. Com a percepção escolar e/ou familiar, busca a avaliação psicopedagógica para entender o que ocorre no processo ensino-aprendizagem de um sujeito que esteja apresentando alguma dificuldade. A seguir desta queixa, segue os passos para um bom e adequado diagnóstico, como levantamento da queixa escolar e familiar; EOCA; planejamento e aplicação das provas; instrumentos formais em cada área emocional, cognitiva, psicomotora e pedagógica; anamnese; levantamento de dados escolares; provas e testes complementares; análise de resultados e conclusão da hipótese diagnóstica; informe psicopedagógico; devolutiva e proposta de intervenção coerente com este diagnóstico.

Palavras-chave: Avaliação Psicopedagógica, Diagnóstico, Devolutiva.

Leia mais: Avaliação Psicopedagógica Clínica



Resumo: O alcoolismo é uma doença complexa que compreende fatores biológicos, psicológicos e socioculturais dos indivíduos. O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados atuais da literatura científica acerca dos principais instrumentos de avaliação de abuso e dependência de álcool no Brasil. Foi realizado uma revisão sistemática de artigos utilizando os termos “alcohol” e “scale”, “questionnaire”, “intentory” e “test”. Foram encontrados 84 artigos publicados entre os anos de 2004 a 2014. Há a necessidade de elaborar instrumentos mais adequados à realidade brasileira, bem como a realização de estudos de validação e adaptação de instrumentos estrangeiros utilizados.

Leia mais: Principais Instrumentos de Avaliação de Abuso e Dependência de Álcool Utilizados no Brasil

Resumo: Devido à origem multifatorial dos transtornos alimentares são necessários vários tipos de avaliação: mensuração da alimentação, atividade física, imagem corporal e episódios bulímicos. Várias vezes, os autores revisam os diagnósticos clínicos de transtornos alimentares e revêem as diversas formas de abordagem estruturadas desses transtornos. As escalas mais usadas nos estudos sobre os transtornos alimentares são: Questionário de Imagem Corporal (BSQ), Teste de Avaliação Bulímica de Edimburgo (BITE) e o Teste de Atitudes Alimentares (EAT).

Palavras-Chave: Transtornos Alimentares; Diagnóstico; Estudos Populacionais; Escalas de Avaliação.

Leia mais: Um Estudo das Escalas de Avaliação de Transtornos Alimentares

A entrevista psicológica é um instrumento fundamental de trabalho para o psicólogo e outros profissionais como sociólogo, psiquiatra e assistente social e se diferencia das outras formas de entrevista devido a seus objetivos puramente psicológicos (investigação, diagnóstico, terapia, etc.)

A Entrevista PsicológicaA Entrevista Psicológica