Artigos com o tema:

Psicologia Social

Resumo: O casamento contemporâneo não tem a finalidade exclusiva de procriação. Tal fato foi possível em decorrência das transformações ocorridas na sociedade. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas com seis casais sem filhos por opção, a fim de investigar quais são as motivações de casais heterossexuais pela escolha em não ter filhos. Para a análise dos dados e a divisão das categorias foi utilizada à técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a principal motivação dos casais permanecerem sem filhos foi pela difícil tarefa de educar as crianças na atualidade. Quanto à carreira profissional da mulher, ficou evidente que elas estão se dedicando a profissão, podendo atualmente ser produtora ao invés de reprodutora com as outras possibilidades que lhes são oferecidas além da maternidade.
Palavras-chave: Casamento contemporâneo; Casal Sem filhos; Opção.

Leia mais: Casamento Contemporâneo: a escolha de casais em não ter filhos

Resumo: A presente pesquisa teve como tema a prostituição: Trabalho ou problema sócio afetivo?  Entendendo por que as mulheres buscam sustento na prostituição. Teve como objetivo geral: Por que mulheres entram e permanecem no mundo da prostituição? A relevância desta pesquisa justificou-se no sentindo de demonstrar concepções paradoxais, apontando contradições sobre a relação da sociedade com o individuo. A contribuição acadêmica foi a de compreender o motivo das mulheres procurarem sustento na prostituição. A amostra consistiu 20 garotas de programa entre 18 e 26 anos, do município de Itumbiara-Goiás amostrado em casas de prostituição. O termo prostituição como trabalho ou problema sócio afetivo destaca que ela esta calcada na comercialização do corpo como coerção ou escravidão ou para atender às necessidades básicas de sobrevivência.
Palavras-chave
: Trabalho. Garotas de Programa. Prostituição

Leia mais: Prostituição: Trabalho ou Problema Sócio Afetivo?



Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória de levantamento, que tem como objetivo verificar a importância da sociedade na construção da identidade do indivíduo tímido. Buscou-se especificar na pesquisa as relações sociais do indivíduo que sofre de timidez, a forma como a sociedade o percebe e /ou aceita e quais influências a sociedade exerce sobre esse indivíduo. Foi aplicada uma entrevista estruturada, onde foram entrevistadas 15 pessoas entre 15 e 45 anos. Para a análise, os dados foram divididos em três categorias, sendo a primeira dividida em três subcategorias. Os resultados revelaram que a sociedade contribui para o desenvolvimento da timidez, sendo a família a instituição social que mais influencia nessa questão.
Palavras- Chaves: timidez, sociedade, construção, identidade.

Leia mais: A Importância da Sociedade para a Construção da Identidade do Indivíduo Tímido

Resumo: Estuda o conceito psicológico-existencialista de "otimismo trágico" segundo discurso do psicólogo existencial Viktor Emil Frankl (1905-1997), desvelando o modo de ele produzir conhecimento na área do "sentido da vida" – sua vida no mundo da vida. Finalmente procura-se destacar a importância desse tema para o exercício profissional de educadores sociais.
Palavras-chave: Pedagogia: Educação Inclusiva: Pedagogia social; Psicologia Existencial: Pesquisa Fenomenológica: "Otimismo Trágico": Viktor Emil Frankl: Clínica; Educadores sociais: Formação Profissional.

Leia mais: O Conceito de "Otimismo Trágico" de Viktor Emil Frankl: Subsídios para o Exercício do/no Ofício...