Artigos com o tema:

Psicologia Social

Resumo: Vivemos cercados de problemas sociais, dentre os quais a desigualdade social faz parte. Este é um problema que gera vários outros para o indivíduo, como humilhação, sentimento de inferioridade e de desrespeito para com sua maneira de viver. A Psicologia Social estuda este fenômeno, analisando seus aspectos. Um dos desafios no combate à desigualdade está na transformação social do indivíduo que sofre, que está associada à maneira pela qual ele se relaciona consigo mesmo e com o mundo a que pertence.

Palavras-chave: Desigualdade; Humilhação; Sofrimento.

Leia mais: Desigualdade Social

Hoje um dos principais temas de discussão mundial é a exclusão social, essa representada pela desigualdade entre indivíduos de uma mesma sociedade. O objetivo desse artigo e mostrar como o capitalismo esta ligado a tal manifestação.

Para que possamos entender essa relação devemos, partir do elo entre esses elementos. Somos seres sócio-históricos, nossa formação se dá através de um processo cultural que advém ao nosso tempo; aprendemos e nos desenvolvemos através dos dizeres e saberes ancestrais. O que somos hoje está relacionado com o passado de nossa sociedade: seus costumes, crenças e cultura; esses são os responsáveis pela nossa constituição como indivíduos. Além das relações que temos com o nosso passado, há ainda a relação social que temos com os indivíduos. Segundo Araújo (2003, p 156),

Leia mais: A Relação entre Capitalismo e Exclusão

Resumo: Toda comunidade traz em si alguma particularidade e até mesmo uma complexidade. Quando observamos as camadas mais pobres da nossa sociedade, percebemos que nelas existem pessoas com pensamentos diferentes, culturas diferentes, histórias de vida singulares, mas que se cruzam, se complementam, numa realidade social estereotipada, fragmentada pelo capitalismo, pelas desigualdades e descrença nos poderes, na sociedade e no ser humano. O papel do psicólogo é de fundamental importância, pois este profissional faz o uso de seus conhecimentos para poder intervir nos sistemas, contribuindo pela busca de melhores condições às comunidades e seus membros. O psicólogo depara-se com diversas situações que na maioria das vezes chocam, mas que é necessário abrir novos espaços para a resolução desses problemas sociais, buscando melhores condições de vida. Tomaremos como base ao nosso discurso a inserção profissional no espaço saúde, para refletirmos o que vem sendo construído e o que nos falta concretizar para podermos afirmar que as políticas públicas na saúde estão sendo realmente aplicadas e quais vem sendo as contribuições de nossa classe profissional para que isso aconteça.
Palavras-chave: Psicologia Social, intervenção, comunidade, saúde, políticas públicas

Leia mais: Ser Psicólogo Social: quais desafios enfrentamos para atuar na comunidade, com a comunidade

Resumo: O casamento contemporâneo não tem a finalidade exclusiva de procriação. Tal fato foi possível em decorrência das transformações ocorridas na sociedade. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas com seis casais sem filhos por opção, a fim de investigar quais são as motivações de casais heterossexuais pela escolha em não ter filhos. Para a análise dos dados e a divisão das categorias foi utilizada à técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a principal motivação dos casais permanecerem sem filhos foi pela difícil tarefa de educar as crianças na atualidade. Quanto à carreira profissional da mulher, ficou evidente que elas estão se dedicando a profissão, podendo atualmente ser produtora ao invés de reprodutora com as outras possibilidades que lhes são oferecidas além da maternidade.
Palavras-chave: Casamento contemporâneo; Casal Sem filhos; Opção.

Leia mais: Casamento Contemporâneo: a escolha de casais em não ter filhos

Resumo: A presente pesquisa teve como tema a prostituição: Trabalho ou problema sócio afetivo?  Entendendo por que as mulheres buscam sustento na prostituição. Teve como objetivo geral: Por que mulheres entram e permanecem no mundo da prostituição? A relevância desta pesquisa justificou-se no sentindo de demonstrar concepções paradoxais, apontando contradições sobre a relação da sociedade com o individuo. A contribuição acadêmica foi a de compreender o motivo das mulheres procurarem sustento na prostituição. A amostra consistiu 20 garotas de programa entre 18 e 26 anos, do município de Itumbiara-Goiás amostrado em casas de prostituição. O termo prostituição como trabalho ou problema sócio afetivo destaca que ela esta calcada na comercialização do corpo como coerção ou escravidão ou para atender às necessidades básicas de sobrevivência.
Palavras-chave
: Trabalho. Garotas de Programa. Prostituição

Leia mais: Prostituição: Trabalho ou Problema Sócio Afetivo?

Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória de levantamento, que tem como objetivo verificar a importância da sociedade na construção da identidade do indivíduo tímido. Buscou-se especificar na pesquisa as relações sociais do indivíduo que sofre de timidez, a forma como a sociedade o percebe e /ou aceita e quais influências a sociedade exerce sobre esse indivíduo. Foi aplicada uma entrevista estruturada, onde foram entrevistadas 15 pessoas entre 15 e 45 anos. Para a análise, os dados foram divididos em três categorias, sendo a primeira dividida em três subcategorias. Os resultados revelaram que a sociedade contribui para o desenvolvimento da timidez, sendo a família a instituição social que mais influencia nessa questão.
Palavras- Chaves: timidez, sociedade, construção, identidade.

Leia mais: A Importância da Sociedade para a Construção da Identidade do Indivíduo Tímido

Resumo: Estuda o conceito psicológico-existencialista de "otimismo trágico" segundo discurso do psicólogo existencial Viktor Emil Frankl (1905-1997), desvelando o modo de ele produzir conhecimento na área do "sentido da vida" – sua vida no mundo da vida. Finalmente procura-se destacar a importância desse tema para o exercício profissional de educadores sociais.
Palavras-chave: Pedagogia: Educação Inclusiva: Pedagogia social; Psicologia Existencial: Pesquisa Fenomenológica: "Otimismo Trágico": Viktor Emil Frankl: Clínica; Educadores sociais: Formação Profissional.

Leia mais: O Conceito de "Otimismo Trágico" de Viktor Emil Frankl: Subsídios para o Exercício do/no Ofício...