Artigos com o tema:

Psicologia Social

Resumo: Este artigo sugere uma reflexão teórica acerca da construção de vínculos na comunicação criativa, inserida no modelo de identidade grupal; conforme os teóricos Delors (1988), Csikszentmihalyi (1996), Sternberg e Lubart (1999) e Amabile (1999) o processo dialético no desenvolvimento da expressão criativa tem como dimensão de crescimento, o sentido de aceitar as diferenças intra-grupais. Maslow (2000), Alencar (2002), Arieti (1976), Schwartz (1992) e Guilhardi (2002) falam que a criatividade é uma habilidade necessária, que promove o bem-estar, relacionada à oportunidade de refletir, propor, interpretar e avaliar as circunstâncias sociais, principalmente na questão do afeto humano que é desigual. Cerna (1999), Torrance (1005), Necka (1992), Hunter (2004), Rickards e Jones (1991) enfatizam os diferentes níveis de criatividade relacionados com as diferenças de condições em relação às complexas circunstâncias sociais como barreiras internas à expressão da capacidade pessoal para criar, aonde é preciso ter vontade para escolher amar,combater o sentimento de insegurança e vazio relacional, lutando contra crenças e valores pessoais que restringem a amplitude de idéias perceptivas auto-imaginativas, cujas incertezas se transformam em egoísmos. Perrenoud (1995), Talbot (1993), Chiavenato (2007), Conde (1995) e Wechesler (1999) falam dosistema de recompensa e punição que induzem à pouca facilitação do processo de criatividade e do fato de que o indivíduo precisa ter motivos, meios e oportunidades, numa inclusão grupal como um modo de viver criativo, valorizando a eficácia numa interação dinâmica lúdica. Winnicott (1971/1975), Gadotti (1991), Zanella et al (2003), Nicolescu (1999) e Snyders (1988) falam da construção de vínculos, que transcendem a “concretude” da existência física pelo diálogo que comunica uma exigência prática de humildade, dentro de possibilidades e limites das relações sociais visando articular o pensamento complexo na necessidade e na vontade de sentir as necessidades dos outros, cujos conteúdos despertados pelo prazer estão relacionado ao amor. Sampaio (2000), Santin (1994), Nowak (1994), Bee (1994/1997), Codo (1999), Mauco (1986), Saracho (1991) e Katz (1978) falam do empobrecimento na relação pessoal, da perda da felicidade, da alegria de viver, da incapacidade de brincar, da infertilidade da fantasia e da falta de imaginação e de impulso lúdico, pela carência do jogo simbólico para desenvolver o social e o cognitivo, contextualizando ações e palavras inseridas na educação afetiva que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva, aonde o problema que está sendo trabalhado é subitamente percebido sob um novo ângulo e reestruturado. Moscovici (1995), Jollivet (2000), Lazzaratto (2002), Habermas (1984), Drucker (1981), Berger e Luckmann (1992) e Magalhães (2001) afirmam que a aproximação ou afastamento na interação entre pessoas; no significar de percepções e distorções, implica na necessidade de manter constante a energética do sistema relacional pela produção criativa e afetiva da memória, que necessita do sujeito criativo, cujo papel com os outros; opera construção, compreensão e confirmação da visão baseada no direito envolvendo o poder de operar mudanças a partir da criação de realidades envolvendo a necessidade de dar e receber apoio, comunicação e contato, numa diversidade de interação envolvendo diferentes situações para integrar diferenças, gerando unidade.

Palavras-Chave: Criatividade, Identidade, Unidade

Leia mais: Relacionamentos Interpessoais: da Criação de Vínculos aos Processos Comunicativos

Resumo: Este artigo tem por objetivo vislumbrar o suicídio na sua dimensão social. Desse modo, portanto, preconizando acerca das suas informações basilares. A saber, a etimologia da palavra, a epidemiologia, as compreensões distintas por parte de teóricos, as contribuições do Sociólogo Émile Durkheim, ressaltando também os três tipos de suicídios por ele propostos, e a influência que o social exerce para o seu desencadeamento.

Palavras-chave: Émile Durkheim, Social, Suicídio.

Leia mais: Suicídio: Um Homicídio de Si Mesmo

Resumo: No presente artigo abordou-se o conceito de interação entre as pessoas em meio à sociedade como um fator capaz de definir seus sentimentos em um determinado momento como originários de um efeito produzido na mesma, por conta dos sentimentos de outra pessoa com a qual se tenha contato momentaneamente. Foi então realizada uma pesquisa acerca da análise das reações que outras pessoas possuem por conta do sentimento de seu próximo, analisando palavras tanto no meio oral quanto no meio escrito utilizando o software sentiwordnet e também a reação da pessoa analisada diante de eventual situação. Constatou-se que para todo o sentimento no meio da interação de duas pessoas é trocado no sentido mútuo (desde que o sentimento existente na mesma não seja capaz de anular qualquer efeito que possa ser produzido por intermédio do sentimento alheio) alterando a forma de agir e pensar de uma pessoa. No entanto esse fator não possui proporcionalidade direta em todos os casos, ou seja, o mesmo sentimento que o meio com o qual o indivíduo se encontra oferece dentre o fator emocional pode ser positivo ou mesmo negativo dependendo de todas as interações que se encontram por trás do resultado final.

Palavras-chave: Sentiwordnet, análise de sentimentos, influências emocionais exteriores, efeitos sobre o indivíduo.

Leia mais: Definições dos Sentimentos de uma Pessoa Originários de seu Convívio Social

Resumo: O presente artigo nasce da pesquisa ‘NEGRO E EDUCAÇÃO’ 3o. CONCURSO DE DOTAÇÕES PARA PESQUISA - AÇÃO EDUCATIVA [01], São Paulo, 2003/04, com o objetivo de dar visibilidade ao movimento do “Grupo de Irmãs Negras, Missionárias de Jesus Crucificado", em seus vinte anos de caminhada na Congregação, período 1986-2004. Redimensiono o trabalho para apresentação no II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, 16-18/08/2006, em São Leopoldo/RS, Brasil, com um novo olhar sobre o tema da pesquisa, para dele extrair um outro ponto de vista, ou seja, qual epistemologia informava a instituição religiosa na época de sua fundação que, em nome de Deus, se organiza em dupla classe: Missionárias Coristas, a jovem branca, de família socialmente bem posicionada, para a missão direta na sociedade; Missionárias Oblatas, toda jovem negra, independente de estudo ou família e a jovem branca, sem estudo, oriunda de família sem influência social, especialmente para os trabalhos domésticos.

Leia mais: Irmãs Negras Missionárias de Jesus Crucificado: Movimento Ético-estético de Construção de uma Nova...

Resumo: Frente à crise socioambiental é fundamental a preocupação com o processo de reciclagem e com o bem-estar dos trabalhadores que realizam esta atividade. O presente artigo teve como objetivo pesquisar a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa de catadores de material reciclável, visando desmistificar o pensamento sobre esta classe de trabalhadores, também, compreender a importância da organização das pessoas que participam deste setor para a melhoria de sua qualidade de vida. A etnografia foi o método utilizado para a obtenção dos dados, analisando à luz de referências teóricas da Psicologia Social. Observou-se que os catadores reúnem-se em cooperativas e em balcões de resíduos, que lhes permite coordenar melhor suas atividades com órgãos sanitários municipais e negociar melhores preços com os intermediários (TRIGUEIRO, 2005). O fato, porém, de estarem se organizando e agirem como elementos úteis em termos socioambientais, não os livram da condição de vulnerabilidade e marginalização social a que estão submetidos. A reeducação ambiental da sociedade para que haja uma coleta seletiva de produto reciclável de forma efetiva e o reconhecimento dos direitos trabalhistas dos catadores de material reciclável e a escolarização da população pobre, seriam soluções que possibilitariam uma inclusão social digna dos profissionais desta área. O conhecimento e o contato direto com esta realidade são importantes para uma tomada de consciência.

Palavras-chaves: Catadores de Material Reciclável, Catadores de Lixo, Material Reciclável, Reciclagem.

Leia mais: Invisibilidade Social: Uma Realidade Vivida por Catadores de Material Reciclável

Resumo: Neste trabalho, demos subsídios para compreender as causas que originam actos de delinquência juvenil, analisando o fenômeno a luz das interpretações sociológicas e psicológicas, bem como, a separação do bandido do bom cidadão, assim como o relacionamento com os familiares, isso levou-nos a perceber que as causas que originam os actos de delinquência juvenil neste bairro são motivadas pelo consumo de álcool, divórcio dos pais, falta de controlo dos adultos, e a falta de acompanhamento psicológico e o consumo de droga.

Palavras-chave: Delinquência Juvenil, comportamento, Psicologia, Sociologia.

Leia mais: Causas que Originam Actos de Delinquência Juvenil no Bairro da Katepa Comuna de Malanje

Resumo: Este artigo sugere uma reflexão teórica acerca da interação social como mudança de cenário na sociedade de risco. Conforme os teóricos Jodelet (1986) e Moscovici (1978), Vala (1993), Durkheim (1986), Bhaskar (1996), Rouanet (1996), Perrusi (1995), Alexander (1987), Motta P.R. (2001), Maffesoli (1985), Marx (1963), Beck (1999, 2000), Giddens (1994, 1997) e Barbero (2006) as representações do saber cotidiano são particularizações sobre comportamentos, formando a consciência social. Os fatos sociais envolvem o poder no comportamento dos membros da sociedade, pela socialização e internalização de valores, na formação social, numa constituição e elaboração psicológica e social da realidade nos processos de interação e mudança social, em intervenção social como projeção concreta cultural. Segundo os autores, o prazer, a consciência e o medo, estão relacionados a mudanças de valores, tomadas de decisão pessoais ou coletivas, que carecem de “filtragem” na imagem, idéia, discurso, prática criativa e no trabalho, como possível realização pessoal. Fisk J. (1990), Mattelart, A. & Mattelart, M. (1999), Beltran (1981), Simon (1979) e Robbins (2000), Goffman (apud Wolf, 2002), Santaella (1983), Penteado (1993), Berger e Luckmann (1985), Charlot (2000), Sarti (1996, 1999), Chaves, Cabral, Ramos, Lordelo & Mascarenhas (2002), Oliveira & Bastos (2000), Cole M. e Cole S. (2004) e Devries et al. (2004), Ferreira & Marturano (2002) e Lipovetsky (1989) buscam compreender a produção e elaboração de significados, multiplicidades de sentidos, num processo de interação e entendimento entre sociedade e indivíduos aonde a linguagem, significações simbólicas, processos de significação, ocorrem numa construção de significados no processo de interação social e de desenvolvimento das potencialidades, marcando a vida de cada indivíduo, aonde traduzem o mundo social, como novas formas de coexistência; a socialização envolve diversidade de interações pessoais, permite a construção de repertórios para lidar com adversidades e problemas surgidos, possibilitando direitos a serem socialmente reconhecidos, mediante superação de dificuldades. Wagner, Halpern & Bornholdt (1999), Piaget (1987), Szymanski (2001), Kreppner (2000), Médici (1961), Petzold (1996), Kancyper (1999), Campos (2000), Weiner (2000), Exner (2003), Vygotsky (2001, 2003), Bom Sucesso (2000) afirmam que as mudanças envolvem assimilação de esquemas de nuances distintos, interações e contextos diversificados, aonde a família é o sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, idéias e significados presentes nas sociedades, possuindo um impacto significativo e uma forte influência no comportamento dos indivíduos que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e construir suas relações sociais pela construção dos laços afetivos; segundo os autores, as reações emocionais exercem uma influência essencial e absoluta em todas as formas de comportamento, onde o afeto é um ingrediente necessário para se sentir seguro e protegido, necessitando-se de estabelecer relações positivas no sistema familiar, sendo necessário preservar a individualidade dos membros e concomitantemente, o sentimento coletivo; os estados afetivos interferem na cognição, mutuamente, embora sejam de natureza distinta e indissociáveis; dessa forma o aprendizado gerado em qualquer situação por vivências, embora não se possa prever externamente situações de risco, confronta em relação aos riscos  sociais, como  os fatos sociais são passíveis de coerção social e assim, a interação social pelo aprendizado afetivo gera mudanças de cenário a nível individual e coletivo na sociedade aonde haja risco de haver inconsciência social e medo  individual.

Palavras-chave: interação, comunicação, afeto.

Leia mais: A Interação Social como Mudança de Cenário na Sociedade de Risco

Resumo: O objetivo deste artigo é fornecer subsídios para repensar o desafio da educação superior, especialmente o da pós-graduação na área da Administração, a partir da avaliação dos papéis dos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de suas expectativas em relação aos demais: o aluno-cliente, o professor-gerente-educador e a instituição de ensino mercantil. Durante um ano realizou-se uma pesquisa qualitativa com alunos e professores de uma pós- graduação lato sensu em uma Instituição de Ensino Superior privada. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Constatou-se que, por parte dos corpos docente e discentes, há distorções e falta de clareza quanto aos papéis desempenhados por cada elemento, gerando conflitos de interesses e que os papéis socialmente estabelecidos estão profundamente influenciados pela relação comercial do negócio educação, por vezes chocando-se com objetivos pedagógicos da educação.

Palavras-chave: ensino superior, papéis sociais, empregabilidade, mercado de trabalho.

Leia mais: Papéis Sociais no Ensino Superior: Aluno-Cliente, Professorgerente-Educador, Instituição de...