Artigos com o tema:

Psicologia Jurídica

4.5                     Avalie este Artigo:

Resumo: O laudo psicológico é o principal documento emitido pelo psicólogo que atua nas demandas jurídicas. A falta de observância na confecção desse documento traz prejuízos indescritíveis não só aos envolvidos no litigio, como causa danos também ao psicólogo, que corre o risco de ser denunciado ao CRP (Conselho Regional de Psicologia) e penalizado, como ao Poder Judiciário e, consequentemente, à toda sociedade. Esse trabalho revisou a literatura com o fim de fomentar o debate acerca do laudo psicológico, levando em consideração os fenômenos acerca da formação do psicólogo e suas vicissitudes, bem como de uma análise referencial teórica sobre a atuação do psicólogo jurídico, ramo relativamente novo para a Psicologia. Sobre essa atuação cabe destaque as avaliações psicológicas, que antecedem e subsidiam os laudos, e seu principal elemento: os testes psicológicos. São levantadas algumas questões para fomento e aprimoramento da prática profissional do psicólogo no contexto jurídico, tão importante na melhoria da dinâmica jurisdicional.

Palavras-chave: Laudos psicológicos, avaliação psicológica, testes psicológicos, formação do psicólogo.

Continue lendo: Laudo Psicológico e a Tutela Jurisdicional

3.6666666666667                     Avalie este Artigo:

Resumo: No Direito da Família o profissional da área da Psicologia busca a preservação do lar no seu aspecto mais significativo: lugar de afeto e respeito favorecendo o vínculo afetivo, visto que o estado de conflito existente na realidade familiar das famílias em processo de separação, estende-se na briga pela guarda dos filhos, refletindo-se em problemas psicossociais havendo prejuízos aos indivíduos. Ressalta-se que tal problemática é constante na atualidade, que pode comprometer os vínculos parentais, os desenvolvimentos psíquico, físico e emocional das crianças e adolescentes envolvidos em litígio. Entende-se que o estado de família é indisponível e que mesmo que o fim da relação conjugal aconteça, não se pode comprometer os vínculos parentais, uma vez que a unidade familiar persiste mesmo depois da separação. O Judiciário é acionado quando os ex-cônjuges não apresentam capacidade dialógica e não conseguem de comum acordo, definir quem ficará com a guarda dos filhos e quanto aos detalhes da separação, porém, eles deveriam ser os maiores interessados no bem-estar da prole e no seu desenvolvimento sadio.

Continue lendo: Efeitos Psicossociais nos Laços Parentais após Sentença de Guarda Litigiosa

5                     Avalie este Artigo:

Resumo: O presente artigo busca oferecer suporte para a atuação do profissional de psicologia no âmbito das Medidas Socioeducativas (MSE), em meio aberto e em privação de liberdade. O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), consiste em uma ação do Sistema Conselhos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no qual refere-se a uma nova etapa na construção social da profissão dos psicólogos no Brasil. Para tanto, abordaremos a atuação do psicólogo em MSE, em meio aberto (MA) e em unidades de internação. A ideia fundamental é produzir informações qualificadas para que o Sistema Conselhos possa implementar novas propostas e proporcionar uma nova visão e elaboração de políticas públicas que valorizem o cidadão enquanto sujeito de direito. O trabalho do psicólogo com adolescentes que cumprem MSE devem ser contextualizado no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Neste sentido, o ECA promove e defende todos os direitos da população, considerando a criança e o adolescente como sujeitos de direitos exigíveis com base na lei (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2012). Deste modo, para o CFP (2012), o trabalho do psicólogo nas MSE, implica no desenvolvimento destas com a construção de práticas que contribuam para a efetivação das políticas públicas articulando as ações entre Estado, família e sociedade.

Palavras-chave: Atos Infracionais, Medidas Socioeducativas, Políticas Públicas de Reinserção Social, Atuação do Psicólogo.

Continue lendo: A Atuação do Psicólogo nos Programas de Medidas Sócio-Educativas

3.8636363636364                     Avalie este Artigo:

Resumo: O presente trabalho é resultado de uma análise de artigos acadêmicos abrangendo as áreas de psicologia social, psicologia clínica e psicologia ligada ao poder judiciário, com enfoque no trabalho pericial. O artigo procura refletir acerca dos atuais erros decorrentes da má elaboração de laudos periciais, levantando questões a respeito do trabalho clínico, que é doutrinado em meio à graduação e onde este falha. Esclarecimentos sobre o trabalho clínico do psicólogo e o trabalho forense são realizados buscando suas interfaces e seus pontos de divergência. Tais esclarecimentos têm por finalidade atingir os atuais profissionais que trabalham com a elaboração de laudos periciais e instruir e servir de apoio àqueles que necessitarem deste instrumento no futuro.

Palavras-chave: Laudos periciais, Poder judiciário, Avaliação psicológica, Olhar clínico.

Continue lendo: A Postura do Psicólogo Frente ao Trabalho no Poder Judiciário: uma Visão Crítica

4.3125                     Avalie este Artigo:

Resumo: O artigo apresenta um panorama sobre as atribuições e importância da atuação do Psicólogo Jurídico. Pode-se notar que nem sempre o trabalho do psicólogo jurídico está relacionado simplesmente a laudos e pareceres, mas também a atuação do psicólogo em diversas áreas do direito. O papel do Psicólogo Jurídico não é apenas o de diagnosticar e apresentar laudos, mas também o de promover a ressocialização do egresso a sociedade. O presente trabalho pretende contextualizar a incidência de infrações cometidas por menores como base na Análise do Comportamento, além de levantar dados sobre os casos mais frequentes identificando possíveis intervenções de acordo com sua natureza.

Palavras-chave: Análise do Comportamento, Menor infrator, Medidas socioeducativas.

Continue lendo: Atuação do Psicólogo Jurídico e as Possibilidades de Intervenções Junto ao Menor Infrator

4.7142857142857                     Avalie este Artigo:

Resumo: Nosso objetivo é relatar experiências, observações e estudos realizados a cerca de dois territórios do município de Campo Erê – SC, Bairro Mello e Bairro do Centro. O propósito a partir desse meio de observações dos territórios é fazer uma ampla discussão sobre as questões chaves encontrada nesses territórios, são elas, a segurança pública tanto dos bairros como da cidade e a redução da maioridade penal perante aos jovens e adolescentes. Utilizamos de entrevistas com termo de consentimento, de pesquisas que foram realizadas na cidade sobre os temas e também pesquisas de nossa própria autoria. Contudo, buscamos ir além, realizando leituras em obras que já tivessem feito estudos sobre, para nos dar subsídios e consistência sobre o que estamos discutindo.

Palavras-chave: Psicologia, Segurança Pública, Redução da Maioridade Penal, Pesquisa Etnográfica.

Continue lendo: Campo Erê: Segurança Pública e a Sua Relação com a Maioridade Penal

3.7                     Avalie este Artigo:

1. Introdução

Neste referido trabalho, analisa-se a visão de um breve histórico sobre a adoção homoafetiva de acordo com a atualidade relacionado-a ao entendimento do conceito de família no contexto contemporâneo, a preocupação e atuação para com os adotados e implicações sociais. Discute-se também a relação da adoção por casais homossexuais enfatizando os estudos realizados nos Estados Unidos e no Brasil.

Continue lendo: Adoção Homoafetiva

3.6111111111111                     Avalie este Artigo:

Resumo: A Alienação Parental se caracteriza por afetar o âmbito familiar diante a uma separação conjugal, cujo objetivo maior é de um dos genitores descaracterizarem o olhar da prole sobre o outro genitor, atribuindo-lhe adjetivos pejorativos, de desmoralização e marginalização de um dos mesmos. Existem leis que asseguram o filho a ser resguardado por um dos genitores, porém eles têm por lei o dever de viabilizar a convivência do filho com o outro, sem desmoralizá-lo. Em alguns casos o progenitor que possui a guarda e dificulta a convivência saudável do filho com o outro poderá ser penalizado por advertências, ampliação da convivência do filho com o outro (genitor).

Palavras-chave: Alienação parental, Abuso, Traumas Psicológicos, Psicopatologias.

Continue lendo: Alienação Parental e os Efeitos Psicológicos nos Filhos