Artigos com o tema:

Psicologia do Trânsito

Resumo: A questão central da qual buscamos neste projeto foi analisar o papel do psicólogo do trânsito no município de Gurupi-TO. Assim como, descrever habilidades e competências dos psicólogos do trânsito segundo o Conselho Federal de Psicologia, investigar os métodos e técnicas que são utilizados pelos psicólogos no trânsito nesta cidade. Nessa pesquisa, foi realizada uma entrevista com uma psicóloga que trabalha na Clínica de Médicos e Psicólogos do Detran, no município  de Gurupi-TO, situado na Rua 09, esquina com a Avenida Mato Grosso.  A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e descritiva. Onde através  da coleta de dados procurou-se analisar os dados obtidos com o que preconiza o Conselho Federal de Psicologia. Com tal estudo conclui-se que os psicólogos do trânsito no munícipio de Gurupi-TO, estão focados diretamente na avaliação psicológica de candidatos a CNH (carteira nacional de habilitação) ao invés de educação no trânsito e implantação de políticas públicas.

Palavras-chave: Trânsito, Acidente, Psicologia do Trânsito, Avaliação Psicológica.

Leia mais: Psicologia do Trânsito no Município de Gurupi-TO

Resumo: A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto. Desse modo, neste artigo objetiva-se explanar uma visão acerca do que se configura a psicologia do trânsito, entender o comportamento no trânsito, promover uma discussão sobre essa área no Brasil e esclarecer o que faz esse profissional e suas competências. Nesse sentido, entende-se que essa é uma área em ascensão e que tem ampliado o seu universo de atuação com base no compromisso social de estabelecer uma relação de harmonia entre o sujeito com o meio ambiente.

Palavras-chave: Psicologia do trânsito, trânsito, comportamento no trânsito

Leia mais: O Que é a Psicologia do Trânsito?



Resumo: O propósito deste trabalho é definir o que é a agressividade no ambiente do trânsito, partindo dos condutores, em centros urbanos, bem como as causas deste repertório de comportamento e apresentar algumas alternativas possíveis para a inserção do psicólogo no contexto do trânsito.

Leia mais: Agressividade no Trânsito: uma abordagem do comportamento

Introdução

O trânsito hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, virou questão de saúde pública, por conta dos inúmeros casos de acidentes envolvendo motoristas, pedestres, ciclistas, e todos aqueles que constituem o trânsito. 6% das deficiências físicas em todo o mundo devem-se a acidentes de trânsito. No Brasil, os acidentes de trânsito são o segundo maior problema de saúde pública, perdendo apenas para a desnutrição. O país é dono de 3,3% da frota mundial de veículos, mas também de 5,5% do total mundial de acidentes. O número de acidentes fatais no Brasil, em 2007, para cada 10.000 veículos, está na proporção de 4,7%, enquanto que no Piauí é de 12,1%, segundo dados do DETRAN. O total de acidentes com vítima registrado no Piauí no ano de 2008 foi de 3.522.

Leia mais: A Ética Aplicada à Psicologia do Trânsito