Artigos com o tema:

Psicologia Clínica

Resumo: O presente artigo tem como objetivo traçar as características do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e o seu tratamento por meio da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental).  Este transtorno de desenvolvimento é muito evidenciado nos dias atuais, por isso torna-se pertinente este estudo. Para abordar os aspectos cognitivos do quadro e o tratamento será utilizada a TCC como fundamentação teórica, dessa forma o procedimento metodológico utilizado será a pesquisa bibliográfica. Será ressaltada a pertinência de tal abordagem no tratamento deste transtorno e na busca por um conjunto de ações em prol do tratamento para o TDAH. Através deste estudo, observa-se a importância e a necessidade de atuação da família e da escola para a melhoria da qualidade de vida do sujeito diagnosticado como tendo este transtorno. Pretendeu-se evidenciar que tanto para a família, quanto para a escola, lidar com tal transtorno apresenta-se como um desafio e requer um envolvimento mútuo de todos.

Palavras-chave: TDAH, Criança, Escola, Família, Interação, TCC.

Leia mais: Família e Escola: Atuação conjunta em prol da criança com TDAH com embasamento da TCC

Resumo: O trabalho apresentado procura compreender a importância, contribuições e posicionamento da Técnica Cognitiva Comportamental (TCC) frente às demandas das múltiplas dificuldades encontradas na terapia com a pessoa idosa, mais especificamente as possibilidades de atuação do profissional de psicologia nesse contexto, e como a família se coloca diante dessa perspectiva. Pois, através de algumas pesquisas referentes ao trabalho psicológico na sociedade, foi possível observar como ainda é insuficiente o trabalho oferecido a essa demanda.  Progressivamente, observou-se que estudos psicológicos mais precisos e eficazes sobre a realidade social dos idosos são escassos, principalmente no que concerne ao trabalho psicológico na perspectiva cognitiva comportamental (TCC). Neste contexto, foi possível observar que embora o envelhecimento seja um processo natural, há pouco planejamento para o pós-aposentadoria. E, apesar ser esta fase da vida marcada por mudanças entre elas à alteração na estrutura familiar e o desligamento das relações de trabalho, pouco se estuda sobre o fenômeno (psicológico). Sendo essa um tempo de dúvidas em relação ao aproveitamento das experiências de uma vida ativa, sobre o que fazer neste período após longos anos de afazeres e ocupações, surge o interesse pela temática.

Palavras-chave: Intervenção, Terapia Cognitivo Comportamental, Idoso.

Leia mais: A Clínica Psicológica em Terapia Cognitivo Comportamental Voltada para o Idoso



Resumo: O trabalho a seguir conta à história de uma jovem de 30 anos, surpreendida pela gravidez inesperada. A narrativa perpassa pela dificuldade da jovem em ser aceita gravida e assumir esse papel de mãe, em função das dificuldades encontradas por ela na gestação e durante os cuidados do recém-nascido. A gestação da jovem traz impactos no arranjo familiar e ao mesmo tempo permite ao casal traçar um novo planejamento de vida, para receber o novo membro familiar e inclui-ló na rotina. O estudo de caso permite ao leitor compreender como a sexualidade é inserida na vida das mulheres, como se da essa relação mãe bebê, e traz novos significados sobre a gestação, ressaltando os papeis e responsabilidades da família. Para se construir um novo contexto histórico é indispensável contar com o olhar humano, para os casos de gestação.

Palavras-chaves: Gravidez. Relação mãe bebê. Papeis. Responsabilidades.

Leia mais: O Consultório Psicanalítico, no Estudo da Afetividade na Relação Mãe e Bebê: um Estudo de Caso

Resumo: O presente artigo tem como objetivo a construção do jogo Darllav no qual se trabalha a Atenção na idade adulta. Podemos definir a Atenção como sendo a nossa capacidade de responder aos estímulos mais expressivos do ambiente. Assim sendo, o sistema nervoso central seleciona as informações captadas através dos órgãos sensoriais dando ênfase aquilo de maior relevância para nós a partir da nossa interação com meio externo. Portanto, a Atenção está intimamente relacionada à maneira como percebemos o mundo a nossa volta (LIMA, 2005). É importante trabalhar a atenção em adultos visto que, hoje em dia, a grande maioria das pessoas vive um cotidiano corrido onde, na maior parte das vezes, muitas responsabilidades que acabam por sobrecarregar, seja no trabalho, na faculdade, na família, dentre outras, fazendo com que muitos sujeitos diminuam sua atenção. O presente artigo classifica-se como Revisão de Literatura ou Pesquisa Bibliográfica que consiste em uma maneira de investigação frequentemente usada por todas as áreas do conhecimento (Ludwig, 2009). jogo Darllav espera atrair o interesse de adultos utilizando pontos que envolvem competição, vitória, valores financeiros, e uma parcela de sorte; juntos, esses pontos pedem do jogador uma atenção contínua ao jogo. A partir das pesquisas conclui-se que a atenção no adulto necessita ser trabalhada um pouco mais, pois tem questões no cotidiano do mesmo que se passa despercebida e o jogo Darllav é um instrumento que pode ser utilizado para estimular a atenção e trabalhar ainda mais o desenvolvimento da mente.

Palavras-chave: Atenção, Jogo Darllav, Atenção no Adulto, Tipos de Atenção.

Leia mais: Darllav: um Jeito Divertido de Estimular a Atenção

Resumo: O artigo aborda a necessidade do auxílio terapêutico à pacientes obesos, que visam à modificação deste quadro, através da cirurgia bariátrica. Não basta tratar o acúmulo acentuado de gordura, visto que é necessária a preservação da saúde psíquica para enfrentar as alterações metabólicas, físicas e sociais. Portanto, a presença do profissional é de extrema relevância, seja no período pré-operatório, no qual prepara o psíquico e esclarece as mudanças que o indivíduo sofrerá, seja para evitar distúrbios recorrentes da cirurgia e reintrodução do paciente na sociedade, no pós-operatório.

Palavras-chaves: Bariátrica, Psicologia, Obesidade.

Leia mais: A Importância da Assistência Psicológica no Pré e Pós Operatório de Pacientes Submetidos à...

Resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre o contexto dos transplantes de órgão, abordando a questões das filas dos transplantes e a lei no Brasil, além de uma abordagem psicológica sobre as questões que facilitam ou trazem dificuldades na ótica do doador.  Nesse aspecto, realiza também uma análise da visão das pessoas que vivem na esperança de conseguirem um órgão, seus medos e ansiedades.

Palavras-Chave: Transplantes de órgãos, Narcisismo, Medo, Ansiedade.

Leia mais: Transplantes de Órgãos, uma Análise Psicológica do Narcisismo do Culto ao Corpo e os Pacientes...

Resumo: O presente trabalho visa, através de uma revisão de literatura identificar e abordar algumas disfunções psicossociais além de alguns outros casos nos quais a musicoterapia tem poder terapêutico, a qual se revelou interessante para o desenvolvimento de cognição e reabilitação destes pacientes. O desenho da revisão segue por uma pesquisa textual de abordagens terapêuticas e teorias quanto ao seu funcionamento. Buscou-se com esta pesquisa entender como a musicoterapia funciona sobre a óptica da psicologia e da medicina, abordando conceitos pertinentes a cada disciplina.

Palavras-chave: Musicoterapia, Psicologia, Medicina, Música.

Leia mais: Aplicação da Musicoterapia em Tratamentos Psicológicos e Clínicos

Resumo: O presente artigo apresenta uma visão atualizada acerca do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Foram revisados artigos que discorram sobre o tema, apoiados em dados estatísticos, bases epidemiológicas e revisões bibliográficas; assim como diagnóstico, sintomas e tratamentos com possível remissão da sintomatologia.

Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento.

Leia mais: Transtorno de Ansiedade Generalizada: uma Abordagem Farmacológica e Psicoterapêutica