Carl Ransom Rogers nasceu no dia 8 de janeiro de 1902 em Oak Park, Illinois nos EUA. Era psicopedagogo estadunidense. Um dos mais influentes pensadores americanos. Sua linha teórica é conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Publicou 16 livros, dentre os quais se destacam: "Tornar-se Pessoa", "Um Jeito de Ser" e "Terapia Centrada no Cliente"

Enquanto outros estudiosos se concentravam na idéia de que todo ser humano possuía uma neurose primordial, básica, Rógers rejeitou essa visão, defendendo que o núcleo básico da personalidade humana, na verdade, era tendente à saúde, ao bem-estar. Esta conclusão sobreveio a um longo e meticuloso processo de investigação científica levado a cabo por ele, ao longo de sua atuação profissional..

Alguns cientistas, psicólogos, psiquiatras e educadores, entre outros, consideram Rogers como um dos mais importantes psicólogos e educadores humanistas, humanistas existenciais, existencialistas e/ ou fenomenológos dos Estados Unidos da América e do mundo.

Aos 12 anos foi morar para uma quinta, interessou-se por agricultura científica e por borboletas noturnas. No Liceu de Wisconsin estudou agricultura e mais tarde mudou para história devido ao seu interesse por religião.

Em 1922, Rogers viajou à China para participar num congresso da Federação Mundial dos Estudantes Cristãos, apaixonou-se por Helen Elliot. Casou com Helen em Agosto de 1924. David Elliot Rogers nasceu em 17 de março de 1926 e Natalie Rogers em 9 de outubro 1928.

Em 1924 tornou-se Bacharel em História, mudou-se para Nova Iorque e frequentou durante dois anos o Union Theological Seminary Em 1927, Rogers contatou com a obra de Freud quando trabalhou no Institute for Child Guidance, N.Y. Em 1928 começou a trabalhar em Rochester, onde permaneceu durante 12 anos.

Em 1930 elaborou a sua tese acerca da medição da personalidade nas crianças com a qual obteve o doutoramento em 1931 pela Universidade de Colúmbia.

Em 1938 Rogers criou um centro independente de psicopedagogia, o Rochester Guidance Center. Em 1940 Rogers entrou como professor efetivo de Psicologia na Universidade de Ohio, lecionou técnicas de tratamento e couseling. Em 1944 Rogers foi nomeado presidente da American Association for Applied Psychology, após ter dedicado algum tempo a atividades de assistência social.

Em 1955 foi contemplado com a medalha de prata Nicholas Murray Butler da Universidade de Colúmbia. No ano seguinte foi contemplado com o grau de doutor honoris causa em Letras pelo Lawrence College.

De 1957 a 1964 Rogers voltou a lecionar em Winsconsin. Em 1968 fundou, com colegas do WBSI, o Center for the Studies of the Person (CPS).

Viajou aos Estados Unidos, América do Sul, Rússia, Japão, Austrália e Europa. Em 1987 foi nomeado para Nobel da Paz. Rogers faleceu em La Jolla – Califórnia – EUA, em 4 de fevereiro de 1987.

Referências:

CLONINGER, Susan C. Teoria da personalidade. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FADIMAN, James; FRAGER, Kobert. Teoria da Personalidade. Sao Paulo: EPU, 1986.

ROGERS, Carl R. Um jeito de ser. Sao Paulo: EPU, 2005. 155.