Artigos com o tema:

Transtornos Psíquicos

2.8333333333333                     Avalie este Artigo:

Resumo: A fobia social é um transtorno mental de ansiedade social que traz sofrimento e sentimento de incapacidade, prejudicando o sujeito em seu âmbito acadêmico, profissional e social. A psicoterapia cognitivo - comportamental é uma das principais formas de tratamento, unindo-se a farmacoterapia. Esse artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a este transtorno, analisando suas características, comorbidades, assim como os métodos e modelos de tratamento utilizados na psicoterapia cognitivo - comportamental.

Palavras-chave: Fobia social, Terapia cognitivo-comportamental, Tratamento psicoterapia.

Leia mais: Fobia Social: Muito Além da Timidez

4.4                     Avalie este Artigo:

Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo descrever o cuidado ao sujeito psicótico na perspectiva das Políticas de Saúde e da Família. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo exploratório e de natureza qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se de estudos já abordados por alguns autores em relação ao assunto, bem como coletas feitas em bancos de dados online, através de livros, artigos científicos, teses de mestrado, os quais serviram de embasamento teórico para o desenvolvimento do referido trabalho. Como resultado desta pesquisa, considera-se que a família não possui conhecimento e suporte necessário para participar do tratamento e do cuidado ao familiar com transtorno mental. Considerando a complexidade do assunto, chega-se ainda a conclusão que é necessária uma análise mais acurada por parte das políticas públicas no sentido de obter possíveis soluções para suprir as deficiências até então observadas.

Palavras-chave: Psicótico, Família, Políticas Públicas.

Leia mais: Nos Bastidores da Loucura: o Papel da Família no Tratamento e no Cuidado ao Psicótico


3.5                     Avalie este Artigo:

1. Introdução

O referido trabalho tem por objetivo, esclarecer muitos aspectos do Transtorno da Personalidade Evitativa, porém, não só sua descrição ou critério diagnóstico, mas também sua presença no desenvolvimento humano, aspectos genéticos e neurofisiológicos, como afeta a cognição, e principalmente, compreendê-lo a partir de uma teoria da personalidade.

Leia mais: Transtorno de Personalidade Evitativa

3                     Avalie este Artigo:

1. Introdução

O presente trabalho busca evidenciar de uma forma bem ampla o processo de constituição da subjetividade do indivíduo vitimado pelo transtorno de ansiedade social (fobia social), levando em consideração os fatores que possam ser determinantes para esse acometimento, sendo os de socialização como os mais bem vistos para predisposição do adoecimento psíquico e os associados aos fatores de herança genética, os quais ainda carecem de comprovação científica.

Leia mais: O Processo de Constituição da Subjetividade do Sujeito Acometido Pelo Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)

5                     Avalie este Artigo:

Resumo: O Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) é basicamente uma preocupação ou ansiedade excessiva. Uma das maneiras de diferenciar a ansiedade generalizada da ansiedade normal é através do tempo de duração dos sintomas. O presente artigo tem como objetivo analisar o transtorno dessa ansiedade, compreendendo todo o processo e caracterizando como o mesmo é visto no contexto normal e patológico. Também promover estudo das funções psíquicas relacionando-as com o TAG, de modo que podemos destacar a consciência, atenção, orientação, senso-percepção, memória, pensamento e a afetividade. Desse modo, faz-se uma revisão do normal e patológico. Segundo Canguilhem para se chegar a um entendimento. Adotou-se uma pesquisa exploratória, precedida de pesquisas proveniente de textos de diversos autores, através de artigos, livros, revistas científicas e endereços eletrônicos, relacionados ao tema para elaboração de um banco de dados. Os textos de referência foram analisados, comparados e avaliados na íntegra, dentro do escopo do presente estudo. Os resultados obtidos proporcionaram um conhecimento prévio sobre o assunto, viabilizando questionamentos e aprendizado.

Palavras-chave: Ansiedade, Funções psíquicas, Normal, Patológico.

Leia mais: Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) e as Funções Psíquicas

4.8333333333333                     Avalie este Artigo:

Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de exemplificar alguns conceitos acerca da Síndrome do Pânico, um tipo de transtorno de ansiedade, caracterizada por ataques de pânicos inesperados, esses ataques duram vários minutos e causam desconforto e ansiedade no indivíduo, crises que consistem em períodos de intensa ansiedade acompanhados de diversos sintomas específicos. Uma vez em pânico a pessoa sente como se estivesse sofrendo de um ataque cardíaco, com sensações de morte. Especialistas relatam que para obter melhor resultado nos tratamentos a psicoterapia e a psiquiatria devem trabalhar juntas, com o auxilio de terapias e medicamentos.

Palavras-chave: Síndrome do pânico, Ansiedade, Ataques de pânico

Leia mais: Síndrome do Pânico: um estudo à luz de conceitos bibliográficos

3.74                     Avalie este Artigo:

Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar as causas, sintomas e tipos da esquizofrenia, em abordagem a diversas literaturas e estatísticas adotadas diante da esquizofrenia. Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.

Palavras-chave: Personalidade, Sociedade, Alucinações, Etiopatologia.

Leia mais: Esquizofrenia

3.3636363636364                     Avalie este Artigo:

1. Introdução

O tema “O que sabemos sobre a depressão pós-parto paterna?”, surgiu no momento em que foi constatada a carência de estudos sobre o assunto e o desconhecimento das pessoas em geral sobre o adoecimento no homem no puerpério, sendo um tema extremamente importante quando pensado na saúde do homem e na qualidade da relação parental (FALCETO; FERNANDES, KELBER, 2012).

Leia mais: O Que Sabemos sobre a Depressão Pós-Parto Paterna?