Artigos com o tema:

Desenvolvimento Humano

4.375                     Avalie este Artigo:

Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a percepção que a criança tem sobre a própria infância. Os adultos são portas vozes quando se diz respeito à infância, ou seja, a concepção de infância é aprendida a partir das construções feitas pelos adultos, assim muitas vezes as crianças não podem expressar-se, defender-se ou falar sobre si mesmas. Frente a isso, no presente trabalho procurou-se descrever o contexto em que a infância se apresenta nos dias atuais, abordando temas relevantes sobre o universo infantil. Para tanto, utilizou-se como abordagem teórico-metodológica o referencial da Teoria das Representações Socias e como instrumento para coleta de dados, o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, o qual foi analisado a partir da proposta de Aiello-Vaisberg (1997). Valendo-se da metodologia qualitativa, foram pesquisadas 09 crianças de ambos os sexos, com 05 anos completos de uma escola pública da cidade de Diadema, São Paulo, e a partir dos resultados foram definidas categorias como, rotina, consumo e solidão. Pôde-se observar que a infância está passando por um processo de “reinstitucionalização” como resultado das transformações e das crises que acompanham a segunda modernidade, as quais radicalizaram as condições em que vive o homem moderno, e particularmente a infância. Tal reinstitucionalização, tem como núcleo central a inserção da criança na esfera econômica.

Palavras-chave: Infância, Consumo, Solidão, Representação social.

Continue lendo: Desvelando o Ser Infantil: Algumas Características da Criança Contemporânea

3.85                     Avalie este Artigo:

Resumo: Um dos graves problemas da saúde pública é o uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, esse é mais um fenômeno bastante antigo dentro do contexto histórico da humanidade, o seu alvo atinge toda a sociedade, porem nos últimos anos passou a crescer de maneira significante o contato dos adolescentes com as substancia tóxicas, a partir daí o estudo e aprofundamento da psicologia cresceu abordando referências sobre o tema e interpretando os casos que levam o menor a praticar o uso de drogas, colaborando assim para a prevenção de tal fator.

Palavras-chave: Vício, Droga, Psicologia, Adolescentes, Prevenção.

Continue lendo: Vícios: os Adolescentes Frente as Drogas Lícitas e Ilícitas


3.5                     Avalie este Artigo:

Resumo: Desde os tempos mais remotos os contos de fadas exercem um grande fascínio nas crianças. São histórias que aguçam a imaginação e nos despertam para mundos extraordinários. Além do interesse pela leitura no processo escolar, auxiliam na formação da personalidade, pois a cada personagem apresentado surge a capacidade de se identificar e discernir entre o real e o imaginário. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre os contos de fadas e a sua influência na formação da personalidade infantil numa visão psicanalista. Nesse sentido, buscou-se analisar como os contos de fadas podem influenciar na formação psíquica, moral e no imaginário da criança e de que forma estes contribuem na sua personalidade a partir da literatura investigada. Para o desenvolvimento foram analisados cinco artigos científicos indexados na base de dados Scielo, obedecendo-se os critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Os resultados encontrados foram todos de pesquisas bibliográficas que abordavam a importância dos contos de fadas na formação da personalidade da criança no que se refere à moral, superação de pequenos conflitos e no desenvolvimento psíquico, afetivo e social. Ainda constatou-se, que os contos de fadas atualizam ou reinterpretam questões universais como os conflitos de poder e a formação dos valores, numa combinação entre realidade e fantasia promovendo o desenvolvimento da personalidade. Assim, conclui-se que através dos contos de fadas, as crianças podem ser orientadas nas suas vivencias futuras. Considerando o número reduzido de artigos encontrados e a ausência de pesquisas empíricas, se faz necessário novos estudos acerca da importância, influência e contribuição dos contos de fadas na formação da personalidade infantil.

Palavras-chave: Contos de Fadas, personalidade, desenvolvimento infantil.

Continue lendo: A Importância dos Contos de Fada na Formação da Personalidade Infantil

3.5                     Avalie este Artigo:

Resumo: O presente trabalho foi escrito no intuito de compreender a respeito da infantilização do idoso, a critério de esclarecer sobre essa violência velada. Também chamada de violência simbólica, pois ocorre em forma de cuidado e carinho. Na maior parte das vezes quem pratica não percebe que comete o ato, mas tira do idoso sua capacidade de individualidade, e o anula como ser de desejo.

Palavras-chave: idoso, violência velada, infantilização.

Continue lendo: Infantilização como Forma de Violência Sob o Idoso

4.875                     Avalie este Artigo:

Resumo: O presente artigo busca trazer, dentro de seus múltiplos assuntos, como a mímica pode ser uma ferramenta de releitura existencial, relacionada na busca da corporeidade. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, buscando articular os mais diversos assuntos como: avaliação histórica do corpo, de seu período relacionado a Grécia Antiga, ao período contemporâneo; o gesto como elemento intrínseco na construção da comunicação; história da mímica e do Teatro, dando destaque a alguns precursores da Mímica Contemporânea, em especial a Etienne Decroux, trazendo ainda esclarecimentos específicos a respeito do que ela é e algumas de suas características particulares, como a Mímica Objetiva e a Mímica Subjetiva; a relação da mímica e da expressividade corporal como elemento lúdico, criativo, relacionado ainda com as  inteligências corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e emocional; o que é corporeidade e como corpo e mímica dialogam nesta busca. Através das pesquisas, foi então possível observar que, corpo e mímica tem entre si uma relação que favorece o entendimento da própria realidade, o funcionamento corporal, sensações, emoções, cultura e elementos simbólicos, o que favorece não só a corporeidade, mas, a depender de com a mímica é usada, também uma ressignificação existencial. Assim, a mímica por sua vez quando bem empregada pode, a sua maneira, favorecer uma multiplicidade de fatores significativos aos indivíduos participantes, levando muitas vezes, estes, a se surpreenderem com aquilo que o seu corpo pode lhe proporcionar, manifestar e reconfigurar.

Palavras-chave: Mímica, Corporeidade, Expressividade, Corpo.

Continue lendo: Corpo em Cena: Mímica e sua relação com a corporeidade

5                     Avalie este Artigo:

Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar pontos de convergência entre conceitos da Psicomotricidade Relacional criada por Lapierre, conforme citam Vieira, Batista e Lapierre (2005) e da Anatomia das Emoções proposta por Keleman (1992) no que se refere a afetividade. Aborda a relação corpo e mente, partindo da compreensão da interação do fator orgânico com o fator social na evolução da afetividade. Intentou-se destacar que quando a influência mútua ocorre por meio da comunicação tônica vivida no jogo simbólico, sugerido pela Psicomotricidade Relacional, novos registros afetivos se expressam por reações orgânicas além do comportamento da criança. Trata-se de um estudo de caso embasado em revisão bibliográfica da temática. Foi ilustrado por um relato de atendimentos realizados durante vinte e oito sessões de Psicomotricidade Relacional, com um grupo de doze crianças de 7 a 9 anos, de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza. Ao final do estudo, percebeu-se que conceitos da Psicomotricidade Relacional e da Anatomia das Emoções, convergem principalmente na forma como o corpo se comunica, age e reage aos eventos da vida.

Palavras-chave: Psicomotricidade Relacional, Anatomia, Emoção, Afetividade.

Continue lendo: Afetividade: um Estudo Convergente entre a Psicomotricidade Relacional e a Anatomia das Emoções

3.65625                     Avalie este Artigo:

Resumo: Este artigo tem o intuito de analisar de uma maneira reflexiva, as grandes mudanças e avanços tecnológicos que são influenciados em nossa sociedade e o declínio do contato humano, ocorrendo assim de uma maneira negativa, declínios de desenvolvimento biopsicossocial da essência humana.

Palavras-chave: Mudanças, sociedade, contato humano.

Continue lendo: A Era Tecnológica: Uma Questão de Avanços ou de Perdas na Essencialidade Humana?

3.5                     Avalie este Artigo:

Resumo: Muitas pesquisas realizadas sobre a amamentação, ainda, discutem a relação mãe-filho omitindo-se a figura paterna, uma vez que antigamente pensava-se que o bebê só estabelecia relações com a mãe e, somente desta última, ele dependia para permanecer vivo no plano físico e emocional.á a conduta dos homens frente ao aleitamento materno se modificou ao longo dos anos (PICCININI, et al., 2004). O objetivo da pesquisa foi verificar se há acordo entre as crenças dos pais e das mães, referente à amamentação.

Palavras-chave: Maternidade, Aleitamento, Gênero, Desenvolvimento Humano

Continue lendo: O Conhecimento de Pais e Mães Sobre o Aleitamento Materno