Psicologia Organizacional

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: A globalização surge como um combustível para o capitalismo ao passo que facilita a comunicação por meio da informática e que facilita a produção por meio da robótica e informática. O trabalho que anteriormente tinha a função apenas de realizar necessidades começa a ser mais um produto no mercado, onde o trabalhador vende sua força de trabalho e produtividade. A psicologia do trabalho tem muito a contribuir com a melhoria da situação de trabalho em que as pessoas se encontram. Por isso este trabalho tem por objetivo descrever o que é globalização, capitalismo e psicologia do trabalho e organizacional.

Palavras-chave: Globalização, capitalismo, trabalho, psicologia do trabalho.

Continue lendo: Psicologia do Trabalho: Globalização e suas Implicações no Trabalho

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: A ética hoje é vista muitas vezes de modo errôneo pelas pessoas e organizações, a importância da ética na nossa sociedade é inquestionável, e o presente artigo propõe uma reflexão sobre o conceito de ética, a semelhança das organizações com as prisões, segundo o pensamento de Foucault, a relação entre as organizações chamadas ômegas e a falta de autonomia, e o não incentivo da mesma, sendo feita revisão bibliográfica do assunto abordado.

Palavras-chave: Ética, Autonomia, Organização, Psicologia Organizacional;

Continue lendo: Ética, Organizações e a Morte da Autonomia

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar um breve resumo sobre as atividades que foram dadas em sala de aula, tendo como ponto de apoio a apostila viabilizada pela professora. Consiste em uma pesquisa sobre a importância dos grupos e equipes de trabalho dentro das organizações. Para isso, utilizou-se a pesquisa básica, exploratória e bibliográfica. Pretende-se apresentar os conceitos teóricos relacionados ao tema da pesquisa apresentando os grupos de trabalho com atuação variada dentro da empresa.

Palavras-chave: Grupos, Equipes de Trabalho, Psicologia Organizacional, Organizações

Continue lendo: Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações

                   
Avalie este Artigo:

Esse artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância de mantermos e/ou reinserirmos nossos idosos no mercado de trabalho. Nossa intenção é refletir e dialogar com as opiniões de alguns autores e entrevistados, que muito contribuíram para a realização desse trabalho. Esperamos ajudar a elucidar a importância de nos prepararmos para uma não tão distante realidade: a demanda de idosos querendo e precisando trabalhar e um mercado de trabalho com escassez de força de trabalho qualificada, onde a contribuição de idosos pode ser de grande relevância.

Continue lendo: Qual a Importância da Permanência e Reinserção de Idosos no Mercado de Trabalho?

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: O presente artigo busca elucidar as relações de trabalho existentes entre os funcionários, direção e clientes em um Salão de Beleza, com o objetivo de investigar a dinâmica existente entre o homem e seu trabalho e quais as consequências desta no processo saúde/doença do trabalhador. Foram realizadas observações por meio das quais, foi possível levantar os dados necessários para a análise e discussão desta proposta. Com base na discussão dos conceitos sobre beleza e a profissão cabeleireiro em conjunto com os pressupostos teóricos da Psicologia do Trabalho concluiu-se que o estar belo é uma regra nos dias de hoje, porém é necessário olhar atentamente para estes profissionais produtores de beleza, pois a realização de seu trabalho implica em inúmeras consequências, às vezes nefastas, tanto no âmbito físico quanto mental. É nesse aspecto que a Psicologia do trabalho se fundamenta, no sentido de como o trabalho auxilia a compreender o ser humano.

Palavras-chave: psicologia organizacional, subjetividade, trabalho

Continue lendo: A Beleza do Trabalho Constituindo Subjetividades

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: Optar por uma profissão é necessário dentre o nosso âmbito social, durante toda a nossa vida temos de realizar uma série de escolhas durante cada dia de nossa vida, algumas dessas escolhas podem ser pequenas e simples, outras maiores e mais complexas.  A todo o momento estamos fazendo escolhas optando pelo que fazer, dessa forma é muito comum que os pais, os professores, outras pessoas influenciem as crianças desde muito cedo a escolha de uma profissão, com a intenção de que quando esta criança se tornar-se um jovem saiba realizar escolhas como, por exemplo: onde vai estudar o que vai estudar qual o objetivo de estudar. Podemos dizer que somos produto de nossas escolhas. Apesar de termos muitas decisões para realizar no decorrer de nossa vida, muitas delas não acarretarão em grandes consequências, por outro lado existem aquelas que implicam em enormes obstáculos, se forem realizadas de maneira erronia, uma dessas é a opção profissional. Ela é muito importante por que irá afetar, praticamente, toda a vivência do individuo, o tipo de atividade que irá desempenhar seu padrão social e estilo de vida etc. Assim sendo é comum o jovem ficar preocupado e ser pressionado por seus pais, amigos, professores entre outros sobre a futura profissão deixando o jovem com varias duvidas e medos. Um desses medos é de não saber o que fazer, duvida sobre o que é capaz de realizar, se terá sucesso na carreira escolhida.

Palavras-chave: Orientação Profissional, Mercado de trabalho, Adolescentes. 

Continue lendo: A Importância da Escolha Ocupacional

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: Ultimamente o clima das organizações, empresas, instituições, entre outros, remete o trabalhador a pressões, exigências e grande competitividade, fazendo com que se tornem vulneráveis a fatores estressantes, gerando o estresse e proporcionando perda no desempenho e na qualidade de vida dos trabalhadores. Sendo assim, neste estudo buscou-se identificar e avaliar através da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT), a vulnerabilidade ao estresse em técnicos de enfermagem e enfermeiros de um posto de saúde do interior de Rondônia. O estudo teve também como objetivo identificar quais os fatores que mais contribuem para essa vulnerabilidade. Fizeram parte desta pesquisa 22 técnicos de enfermagem e 4 enfermeiros, totalizando 26 sujeitos. Os dados coletados foram analisados mediante a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Verificou-se através dos resultados um nível alto de estresse entre os técnicos de enfermagem e enfermeiros, tendo como principais fatores primeiramente a infraestrutura e rotina, seguidos pelo clima e funcionamento organizacional e pressão no trabalho. Conclui-se através deste resultado que se faz necessário uma atenção preventiva a saúde destes sujeitos, pois o alto nível de estresse pode afetar o seu desempenho e o bom atendimento à sociedade.

Palavras-chave: Estresse, Vulnerabilidade, Fatores, Estresse Organizacional.

Continue lendo: Um Estudo Sobre a Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho de Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros em um Posto de Saúde no Interior de...

                   
Avalie este Artigo:

Resumo: O presente artigo vem trazer a compreensão do conceito de resiliência humana no mundo do trabalho atual, conceito esse que é originário da física para denominar capacidade de superação e adaptação, diante de uma dificuldade considerada como um risco. Através de revisão de literatura e pesquisa bibliográfica de publicações nacionais e internacionais, este artigo tem como foco fazer uma cronologia da história do trabalho e das organizações chegando a discrição do cenário atual de instituições onde os sujeitos resilientes se encontram. Assim, o desafio é analisar a importância da resiliência no contexto organizacional, podendo desse modo analisar os atributos que caracterizam o empregado resiliente e compreender como a resiliência irá influenciar no desempenho do mesmo.Tornando-se uma inovadora discussão quanto a uma capacidade que pode ser trabalhada e que é de grande importância no novo perfil de trabalhador.

Palavras-chave: Resiliência, trabalho, organizações.

Continue lendo: A Importância da Resiliência no Contexto Organizacional